domingo, 11 de março de 2012

Algas - até que ponto são boas em um aquário?

Ter algas no aquário é algo extremamente normal. As principais causas são a luminosidade e o excesso de nutrientes.




Tipos mais comuns


Alga no vidro
Essa alga é uma das mais comuns. Geralmente causada por iluminação solar direta. É difícil de erradica-la do aquário sem ter de tirar toda a água, mas pode-se limpar os vidros com uma bucha que seja reservada só para essa tarefa.


Alga em plantas, substrato e pedras
Há alguma algas que formam uns filamentos, elas se fixam no substrato, plantas, pedras e na maioria dos cantos do aquário. Na maioria das vezes, aparece por causa do excesso de nutrientes na água. Sejam estes adicionados através de produtos ou porque sobram mesmo. Aí elas aparecem para dar conta deles.


No geral deve colocar plantas de crescimento rápido no aquário(Elodea). Estas irão competir com as algas, retirando os nutrientes delas. Além de ir fazendo trocas parciais da água de 1/3 dela a cada 20 dias ou toda semana se o caso estiver muito crítico.




Dica: Quando alguma folha de uma planta do seu aquário for tomada por algas, retire-a, assim você estará mantendo a saúde da planta e essa poderá absorver mais nutrientes, dificultando a parada pro lado das algas ;)

4 comentários:

david disse...

Bom o seu artigo mais acho que falta alguns tipos de algas e os tratamentos para combater ou tentar controlar

.Paulo melo disse...

na verdade, meu objetivo não foi mostrar toodos os tipos de algas nesse post, mas sim mostrar os limites da quantidade de algas num aquário e apenas exemplifiquei dois dos tipos mais comuns. Mas futuramente posso fazer um post mais específico se for da sua preferência.

david disse...

Claro sei que tu tava fora um bom tempo acho que seria legal mesmo se tu desse uma atualizada com varios tipos de algas e meios de tratamento

.Paulo melo disse...

Ok,ok. Atualizarei então ;)