domingo, 11 de março de 2012

Algas - até que ponto são boas em um aquário?

Ter algas no aquário é algo extremamente normal. As principais causas são a luminosidade e o excesso de nutrientes.




Tipos mais comuns


Alga no vidro
Essa alga é uma das mais comuns. Geralmente causada por iluminação solar direta. É difícil de erradica-la do aquário sem ter de tirar toda a água, mas pode-se limpar os vidros com uma bucha que seja reservada só para essa tarefa.


Alga em plantas, substrato e pedras
Há alguma algas que formam uns filamentos, elas se fixam no substrato, plantas, pedras e na maioria dos cantos do aquário. Na maioria das vezes, aparece por causa do excesso de nutrientes na água. Sejam estes adicionados através de produtos ou porque sobram mesmo. Aí elas aparecem para dar conta deles.


No geral deve colocar plantas de crescimento rápido no aquário(Elodea). Estas irão competir com as algas, retirando os nutrientes delas. Além de ir fazendo trocas parciais da água de 1/3 dela a cada 20 dias ou toda semana se o caso estiver muito crítico.




Dica: Quando alguma folha de uma planta do seu aquário for tomada por algas, retire-a, assim você estará mantendo a saúde da planta e essa poderá absorver mais nutrientes, dificultando a parada pro lado das algas ;)

Guppy ou Lebiste

Introdução
Para você que está descobrindo ainda o mundo do aquarismo esse é um peixe muito bom para você ir pegado o jeito com a coisa.




Características
Além da beleza e variedade da espécie(coloração), é um peixe muito calmo e resistente. Bom para aquários pequenos, podendo se misturar com espécies como: Molinésia, espada, plati e paulistinha.




Reprodução
Como um peixe vivíparo já nasce nadando e com sentidos até um pouco aguçados. Sua reprodução é bastante fácil e pode ser até um problema de superlotação do aquário, poi se reproduzem bastante.
A diferenciação do macho e da fêmea é bastante simples. O macho é mais magro e tem a cauda mais colorida. Já a fêmea pode ser um pouco maior, menos colorida.